Base asfáltica em quadras esportivas
A base asfáltica é um dos materiais mais recomendados quando falamos sobre a construção de quadras esportivas. Isso porque ela traz consigo características como solidez e conforto, que não são encontradas em outros pisos. Além disso, ela é tida como um piso rápido e monolítico, que não requer juntas de dilatação.
No entanto, muito se questiona sobre como é feita a base asfáltica das quadras. Afinal, ela necessita de uma série de camadas de materiais para trazer estabilidade a sua estrutura e aos praticantes de esportes. Por isso, no post de hoje iremos falar sobre as etapas de sua instalação, assim como os componentes que ela exige.
Como é feita a base asfáltica para quadras?
O sistema de construção de uma base asfáltica envolve vários processos e etapas para que enfim possa ser utilizada. Sendo assim, o que não deve faltar nesta construção é ter um solo bem firme e compactado, sem nenhum tipo de modulação (quando executada sobre um terreno). Para execução sobre lajes, é imprescindível que os caimentos da impermeabilização tenham sido corretamente executados para os ralos antes da construção da base asfáltica.
Com isso, é feita a aplicação dos materiais britados que irão compor a estrutura do piso asfáltico (“macadame betuminoso”). É muito importante lembrar que a compactação das camadas deve ser muito bem executada, intercalando com a aplicação da emulsão asfáltica diretamente sobre as camadas dos britados. Assim, não há riscos de que ela tenha problemas em sua estrutura no futuro. Também é válido ressaltar que a altura da base, possui em média, 10 a 15 centímetros de altura.
Para ilustrar melhor, uma base asfáltica para quadra esportiva é composta pelas camadas de: (1) pó de pedra que compõe o macadame hidráulico (dispensável quando a base é executada sobre laje – consulte nosso Depto Técnico), (2) pedra 1 e pedrisco em camadas com emulsão asfáltica, que compõe o macadame betuminoso e (3) pó de pedra e emulsão asfáltica para a selagem da base asfáltica.
Nas fases finais dessa construção, não se pode esquecer de fazer a aplicação das bases de regularização acrílicas. Por fim, ficam as etapas de acabamento com pintura e demarcação das modalidades esportivas da quadra.
Vantagens de escolher este tipo de base
A base asfáltica em quadras esportivas é sinônimo de durabilidade e resistência. Além disso, esse tipo de base é indicado para inúmeras modalidades do esporte. Entre elas podemos citar o futsal, basquete, vôlei, handebol e tênis como as mais praticadas.
Mas não para por aí. Escolher a base asfáltica para o seu projeto também significa reduzir custos de manutenção, além de proporcionar rápidas intervenções com pequeno prazo de interdição da quadra esportiva. Revitalizações do piso são facilmente realizadas e deixam seu piso como novo em poucos dias
Outras vantagens conferidas ao piso de base asfáltica são a absorção de choques em eventual queda dos praticantes dos esportes no piso (pois uma base asfáltica tem melhores propriedades de amortecimento do que um concreto, por exemplo) e a textura antiderrapante que dá a segurança necessária aos atletas, mesmo em pisos externos.